Mantida pelo CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Plataforma Lattes é a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia.
Muitas pessoas não sabem, mas temos à nossa disposição plena toda essa informação!
Quer fazer um teste? Digite o nome de um professor seu na busca textual...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
A grande maioria dos professores universitários possui um currículo na Plataforma Lattes, e como todos são organizados da mesma forma, é muito fácil descobrir mais sobre os trabalhos de pesquisa do seu professor. Por exemplo, se você está pensando em fazer seu TCC sobre determinado assunto, mesmo estando nos primeiros anos do curso, já é possível ir planejando através dos dados obtidos no Lattes qual professor poderia ser um bom orientador para você.
Há uma relação completa de todas as bancas que ele já participou, dos trabalhos de mestrado e doutorado que já orientou, e também das publicações em revistas científicas.
Atualmente, boa parte das universidades já orientam seus alunos a inscreverem seus currículos na Plataforma Lattes. Qualquer um pode ter seu currículo, não precisa nem ter nível superior... Se você ainda estiver no colégio e quiser criar um com os nomes das escolas que você já estudou, pode. =)
Em outra seção do site, o Diretório de Instituições, as fichas de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC estão listadas. É um ótimo método de consulta, em caso de dúvidas...
http://di.cnpq.br/di/cadi/consultaInst.do
Principalmente pelo fato da Plataforma Lattes ser a mais completa, e confiável (já que quem mentir no currículo pode estar sujeito à sanções penais - e perda de prestígio acadêmico, óbvio), ela acaba sendo o principal recurso das instituições para contratar novos docentes. Possui também versão em línguas estrangeiras.
Ah, o nome é uma homenagem ao físico brasileiro
César Lattes, que morreu em 2005.
Você já tem seu Lattes?