Eu estou planejando comprar um netbook. Já tenho até um modelo em mente, ele parece bem legal, estiloso, eficiente, e ainda cabe no meu orçamento... Mas não o mencionarei ainda, deixo isso para uma Review quando o meu pequeno notável chegar.
Nesse artigo altamente tendencioso, escrito por uma computeira com tolerância zero em relação a coisas que não prestam, há uma tentativa ambiciosa de esclarecer algumas das dúvidas básicas que pairam sob a aquisição de um netbook.
É mais barato que um notebook "grande". [ CUIDADO! ]
De fato, é. Mas não tanto quanto deveria ser, e nesse sentido não compensa nem um pouco optar pelo netbook... Nos Estados Unidos, um netbook basiquinho sai por uns 250 dólares, enquanto um notebook razoável dificilmente custa menos de 400. Isso é uma diferença grande. Mas no Brasil, o esquema não é esse... O netbook pode ser comprado por mil reais, ou menos - talvez uns 800-900 se você pegar uma promoção, sendo que com 1000-1200 reais dá para fazer um bom negócio escolhendo um notebook.
O notebook que pode ser comprado com 1100 reais é algo bem simples, mas capaz de deixar os netbooks que circulam por aí no chinelo.
Em uma pesquisa rápida, achei alguns exemplares equipados com processadores mais "arcaicos", como o Intel Dual Core T4400 - que ainda assim, tem dois núcleos rodando a 2.2GHz cada. Não é uma compra que eu recomendaria aos amigos, mas ainda humilha o processador de núcleo único com 1.5 ou 1.66GHz que vem na maioria absoluta dos netbooks.
Então, se possível, compre um notebook.
Dica nº 1,342: não compre nada da Positivo, o custo/benefício deles é ruim pra caramba.
Portabilidade e/ou Alta Duração da Bateria [ OK ]
Sendo menorzinho, o netbook é mais "portátil" do que o note. lol A maioria dos notebooks tem 15 polegadas, os nets umas 10... Anyway, considerar um note de 12.5 ou 13' pode ser uma boa.
Sobre a duração das baterias... Com um clock menor, que quase nunca ultrapassa 2Ghz, e menos núcleos, ele gasta bem menos energia. A bateria dos notes costuma ter entre 6 e 9 células de íons lítio, enquanto a dos nets varia entre 3 e 6. Cada vez mais netbooks saem de fábrica com 6 células, atingindo uma média de até 8 ou 10 horas de duração. Um note faz 3, 4, 5... E olhe lá.
Possuo notebook/desktop/whatever que uso como meu computador principal. O netbook será um adicional, um acessório, um auxiliar ou derivado... [ OK ]
Se esse é o seu caso, provavelmente já é um usuário avançado dessas parafernálias informáticas. Como "acessório", o netbook é perfeito e funcional!
É difícil para qualquer vendedor saber com certeza se a pessoa que entrou na loja vai ou não adquirir algum produto da loja, portanto, o funcionário comissionado fará o possível para concretizar a venda a partir do momento que se aproxima do cliente.
Faz parte do trabalho do profissional de vendas auxiliar o consumidor na escolha do produto que mais se adeque às suas expectativas iniciais, então não hesite em fazer perguntas e pedir mais detalhes sobre o seu objeto de desejo.
No caso do netbook, as perguntinhas singelas cujas respostas devem ser obtidas antes de empregar a verba que você separou são resumidamente essas...
Imagine o seguinte... Você entra na concessionária para comprar um carro, chega para o vendedor e pergunta "que carro é esse?" e ele fala "ah, é um Fiat" - WTF?!? - pode ser um Uno ou um Stilo, caramba! É a melhor analogia que encontrei, sério.
Mas não culpe os vendedores de netbook, grande parte deles também não liga muito para a diferença indicada pelos códigos tipo N450, N555, N570, etc. que aparecem depois do nome Atom.
O código em si não é muito importante, a não ser que você esteja buscando algo específico. Checar as especificações do processador já é o suficiente, então, o ideal é pedir para dar uma olhada naquelas etiquetinhas menores que ficam perto de cada máquina e contém as informações técnicas.
Alguns Atom's são dual-core, como o N470. Ser ou não dual-core é uma diferença abismal. Não dá para comprar um computador sem considerar isso... Quando se fala em computadores, duas cabeças pensam melhor do que uma.
Outra coisa a se considerar é o clock do processador, medido em GHz - quanto maior, mais rápido.
O Atom é, na minha opinião e na da maioria dos computeiros, o melhor que tem para netbooks. Os da AMD são até legais, e os da VIA em geral são bem fraquinhos - não recomendo.
Os pentes podem ser DDR2 ou DDR3, sendo esse último tipo mais rápido. Também tem a velocidade da memória, medida em MHz - quanto maior, melhor.
250GB é a pedida da vez em custo/benefício.
Na sua decisão final, é só considerar os dados técnicos fornecidos por essas três "perguntas", juntamente com qualquer outro fator tipo design, preço, marca preferida, tamanho do teclado, etc... O importante é sair satisfeito da loja e não se arrepender depois. ^^
Apenas um indivíduo expôs suas teorias... Você concorda com ele?
Eu tenho um netbook e um notebook, e vejo utilidades bem diferentes neles. O netbook uso para levar quando trabalho fora, por ser mais leve. Mas no dia a dia nem penso em usá-lo no lugar do note! Dói a vista para montar power points (que uso muito para o trabalho), fica cansativo. Como "computador" principal, sem dúvidas recomendo o notebook!!!
▼ Manifeste-se através deste formulário. ▼
"Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." - Voltaire