Dinheiro na mão é vendaval...

Veja aqui uma lista com 10 despesas fixas (ou quase) comuns na classe média que podem facilmente ultrapassar um salário mínimo cada.

Quanta diferença faz a metragem de um apartamento?

Três quartos e uma suíte é uma das configurações mais comuns nos lançamentos imobiliários - comparamos as plantas de 61 até 132m² para esse perfil.

Animes inteligentes: como explicar isso para leigos?

Explicando o esquema de alguns dos melhores animes do momento em um artigo original. Gênios do mal com boas intenções, extermínios em geral, filosofia e muitas discussões ideológicas...

Nulificação, o lado macábro da BodyMod

Um dos primeiros artigos do blog, original: virou referência sobre o tema na internet e foi plagiado por diversos blogs... Saiba mais sobre a macábra prática de subtrair partes do próprio corpo para modificá-lo.

Ter uma biblioteca pessoal é muito legal, mesmo se ela se limitar a apenas uma ou duas prateleiras da estante do seu quarto... Que tal turbinar sua pequena (ou não) coleção literária com livros extremamente interessantes e clássicos? Acompanhe as dez sugestões dessa lista, e examine cada um... São livros simples, a maioria existe em edições de bolso e pode ser comprada por menos de 20 reais. Comprar um por vez é mais legal, assim você vai lendo com mais calma...


1. Livro de Mitologia
Tenha pelo menos um bem completo. A mitologia grega/romana é extremamente importante para uma compreensão plena da literatura, e ainda é muito interessante. Eu comprei esse livro da foto por quinze reais hoje, mas tenho outros também. =)


2. Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
Um livro com vários contos desse grande autor americano. São histórias de suspense narradas com maestria, as temáticas são variadas. Meus contos favoritos são "O gato preto" e "Os Assassinatos da Rua Morgue". Sabe quem traduziu essa maravilha para o português? Ninguém mais, ninguém menos, do que um dos maiores nomes da literatura brasileira: Machado de Assis. Achei a edição de bolso por 10 reais em vários sites...


3. O príncipe - Maquiavel
Você provavelmente já estudou ele na escola, mas será que já leu a obra do italiano mais maquiavélico que todos os tempos? Pois leia. É bem interessante, e o livro não tem muitas páginas. Mesmo não concordando com a filosofia apresentada no livro (é praticamente impossível concordar com tudo), ela dá o que pensar e oferece uma visão extremamente detalhada de como pode ser difícil manter-se no poder. Dá para comprar por uns 10 reais, ou até ler online (eu não curto muito) sem problema algum: o livro é de domínio.



4. O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
Um dos livros mais famosos do mundo; conta a história de um cara de 17 anos que veio de uma família rica de NY, estudava em uma escola boa, mas teve um desempenho ruim e acabou expulso. O livro narra em primeira pessoa sua volta para casa. Apesar de antigo, o livro é considerado um dos retratos escritos mais fiéis da adolescência até hoje.
Curiosidade: O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suícidio e da obra teria tirado inspiração para matar John.



5. O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
Meu romance favorito! Peguei a descrição da Saraiva...
"Único romance escrito por Emily Brontë, "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES", foi publicado em 1847 e atribuído a um certo “Ellis Bell”. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, caracterizado como uma história de amor amaldiçoado e de vingança, e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX."
Fizeram um filme do livro também, que é uma adaptação bem fiel ao original.


6. Noite na Taverna - Àlvares de Azevedo
O livro mais from hell da literatura brasileira, com histórias macábras narradas de forma sarcástica por um grupo de amigos libertinos que estão bebendo juntos em uma taverna; cada história é o relato pessoal de um desses amigos. Incomparável, sério. O autor morreu com 20 anos.


7. Lolita - Vladimir Nabokov
Um dos livros que eu mais curti ler. A narrativa é em primeira pessoa, feita pelo Sr. Humbert Humbert, um homem de meia-idade que se apaixona pela jovem Dolores Haze, sua enteada de 12 anos. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude. O livro foi recusado por inúmeras editoras antes de ser publicado, e causou MUITA polêmica.


8. A Metamorfose - Kafka
Eu li esse livro pela primeira vez com sete anos. Ele tem um dos enredos mais nonsense do mundo: um cara acorda um dia, e descobre-se transformado em uma barata gigante. É um livro com denso significado filosófico, e por isso muito lido por quem cursa ciências sociais, filosofia, psicologia, história, etc.


9. A obra completa do seu autor preferido
Eu ganhei a Obra Completa de Hans Christian Andersen quando tinha 9 anos. Eram dois volumes enooormes, com umas 700 páginas cada um, que eu demorei meses para ler... Pedi esses livros para minha mãe porque meu conto de fada favorito era "A Pequena Sereia". Li com calma, e apreciei a versão original do que o autor da história da Ariel (que não tem nome na versão dele) escreveu durante sua vida inteira. Existem várias coleções de "Obras Completas", e elas custam por volta de 100 reais.


10. Um livro bem maluco comprado no sebo de sua preferência
Adoro sebos, embora não seja muito comum que eu visite um deles. Da última vez que fui em um sebo perto da Consolação, comprei um livro maluco chamado "Mistérios e Realidades". Ele narra a jornada real de um médico que buscava decifrar o misterioso trabalho das cartomantes, revelando um monte de técnicas charlatãs usadas por elas e outros místicos. O livro é de 1948, acho.
Visite um sebo e fique bisbilhotando as estantes até achar algo que chame sua atenção...


Dicas baseadas na minha própria biblioteca pessoal.
Se você tem mais sugestões de livros interessantes, exponha-as nos comentários: eu irei adorar lê-las, e os outros leitores também. =)
Anyway, comente... Diga o que achou, etc. ^^


22 pessoas já expressaram suas ideias aqui... Faça-o também. =D

Limã☼ Analógic☼ disse...

Gosta de livros?

Que tal adicionar à sua biblioteca o livro:
"A questão do Livro:Passado presente e futuro" de Robert Darnton.

:)
Gostei do post, é realmente um bom começo para uma biblioteca pessoal, só adicionaria à ela "O Contrato Social" de Rousseau.

E se fosse a intenção de aumentar e compartilhar com amigos, baixar grátis na net um programa de gerenciamento de bibliotecas gratúito :D

Abraço do Limão!

Unknown disse...

ótimo post e dicas. Realmente são clássicos! No dia do Livro também fiz um post dos meus 5 favoritos deste ano, até agora. Deixo como dica http://www.bebendo.com.br/2010/04/dia-mundial-do-livro-os-meus-livros.html

Anônimo disse...

Uma observação: na Metamorfose, de Kafka, o personagem não se transforma exatamente em uma barata. Isso fica por conta de deduções dos leitores.

thaynara rocha lima disse...

livros loucos eu indico a vcs - A MORTE DE D.J EM PARIS, DE ROBERTO DRUMMOND- E AS PORTAS DA PERCEPÇÃO E CÉU E INFERNO, DOIS ENSAIOS do Aldoux Husley.

Anônimo disse...

Oi me Chamo Italo minhas dicas sao:
O dia do Coringa de Jostein Gaarden
Os Sertoes de Euclides da Cunha
Direita, Esquerda volver! Plinio Cabral
Humano, demasiado humano. Nietszche
A republica das Elites. Agassiz Almeida
Cronica de uma morte anunciada. Garcia Marquez
Elogio da loucura. Erasmo
A Mae. Maximo Gorki
Confesso que vivi. Pablo Neruda

Sao meus favoritos. Minha biblioteca chega aos 300 titulos em media, mas pretendo estende-la por toda a vida. Abraço

Anônimo disse...

Tem que adicionar o Senhor dos aneis e as Cronicas de gelo fogo

Babi Ribeiro \o/ disse...

Eu ia recomendar um e vi que a Thaynara já escreveu, hehe. "A morte de D.J em Paris" - Roberto Drummond é louco mesmo, e muito bom.

"Ontem a noite era sexta-feira", de Roberto Drummond também, recomendo. Uma trama envolvente sobre pistoleiros de Minas Gerais. Muito legal o estilo do texto, todo narrado em primeira pessoa, o personagem, ao contar a história, parece conversar com você.

Na minha biblioteca pessoal, incluíria também Eças de Queirós, Agathas Christies e Verissimos [Erico e Luis Fernando] =]

Ótimo post!

Mischa Lewf disse...

Pessoal, muito obrigada pelos comentários!
Ainda hei de preparar uma nova versão dessa lista... E todos os títulos sugeridos por vocês são muito bons! (embora ainda não tenha lido todos, ouvi falar bem)

Anônimo disse...

Persuasão- Jane austen
Jane Ayre - Charlotte Bronte
Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe
Entrevista com o Vampiro - Anne Rice (parece tosco, mas não é! vale mto a pena!)
Doutor Zivago (clássico russo)

Barba Negra disse...

destes li apenas o livro de ouro da mitologia, é incrivel, faz ao menos 8 anos que li este livro e seus textos ainda estão gravados na mente.
mto bom mesmo, tambem recomendo.

Joice disse...

Tá faltando Dostoievsky nessa biblioteca :P

Anônimo disse...

em minha opiniao esta faltando os livros'feliz ano vellho','e crepusculo,lua nova eclipse e amanhecer.

Unknown disse...

Tá faltando mais Brasileiros e Portugueses: Bota aí, Jorge Amado, Guimarães Rosa, falta Mario Quintana, Neruda, Saramago, nossa tem tanta coisa boa né gente?

Anônimo disse...

A CABANA, E TUDO DE BOM!ESSE LIVRO FAZ COM QUE OLHAMOS PARA DENTRO DE NÓS E REFLETIMOS SOBRE AQUILO QUE É SAGRADO.DEUS............

Anônimo disse...

So pra distrair ,Sidney Sheldon e charles Dickens adoro...

Anônimo disse...

Você leu Kafka com sete anos de idade ? Logo após essa frase você diz que o livro é lido por universitários, e você leu quase 10 anos antes da idade média de um
Além disso considera "O Morro dos Ventos Uivantes" um grande livro ? Teve um inflexão ao decorrer da vida.
Acho que a Bella foi uma das causas. ;)

Juliana disse...

Adorei sua lista!!! Adoro mitologia e amo Edgar Allan Poe. Fiquei curiosa para ler os outros livros, e acrescentaria nesta lista o livro "A mulher do viajante no tempo" de Audrey Niffenegger, não gosto muito de romance, mas este eu adorei e recomendo...

Anônimo disse...

est: o conde de monte cristo e os três mosqueteiros de dumas
bra: capitães da areia de jorge amado e meu pé de laranja lima de josé mauro

joice simoes disse...

Amei as dicas do poust e vou aderir alguns titulos,acrescentaria ai O mundo de Sofia que li umas 3 vezes é excelente,Feliz ano velho de Marcelo Rubens Paiva é ótimo,E um dos primeiros livros que me fez apaixonar por literatura foi um livro simples mas de uma magnetude sem tamanho O alquimista do Paulo Coelho.
Valeu pelas dicas até.

Dan disse...

Um livro que adorei foi O PACTO de Orlando R. Petrocelli, é uma história Otima de uma Familia italiana que foi para os estados unidos, muito bom mesmo você irá adorar.

Adriana ! disse...

Gente, alguém gosta de literatura macabra... HAHAHAHA, também curto muito. Justamente por isso que venho aqui indicar qualquer obra do Lovecraft. (:

Scant disse...

Boa.

▼ Manifeste-se através deste formulário. ▼


"Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." - Voltaire


Novidades Velharias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Uêba - Os Melhores Links
    Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
    LinkLog