Dinheiro na mão é vendaval...

Veja aqui uma lista com 10 despesas fixas (ou quase) comuns na classe média que podem facilmente ultrapassar um salário mínimo cada.

Quanta diferença faz a metragem de um apartamento?

Três quartos e uma suíte é uma das configurações mais comuns nos lançamentos imobiliários - comparamos as plantas de 61 até 132m² para esse perfil.

Animes inteligentes: como explicar isso para leigos?

Explicando o esquema de alguns dos melhores animes do momento em um artigo original. Gênios do mal com boas intenções, extermínios em geral, filosofia e muitas discussões ideológicas...

Nulificação, o lado macábro da BodyMod

Um dos primeiros artigos do blog, original: virou referência sobre o tema na internet e foi plagiado por diversos blogs... Saiba mais sobre a macábra prática de subtrair partes do próprio corpo para modificá-lo.

O narval é um cetáceo que vive no círculo polar ártico. O que torna os narvais notáveis o bastante para merecer um artigo aqui é que o macho pussui um peculiar "chifre" na cabeça, que na verdade é um dente. Esse chifre já foi usado até para "provar" a existência de unicórnios. Constituído de marfim, semelhante ao dos elefantes, o tal chifre fez com que essas pobres baleias fossem massacradas ao longo do tempo...


Quer saber mais sobre essas criaturas incríveis? Continue lendo.

Eu descobri que narvais existiam quando estava lendo "20.000 Léguas Submarinas", um dos meus livros favoritos do escrito Júlio Verne. Na época eu tinha 10 anos. =)


Eles são citados nesse trecho:

- Ned, como pode estar convencido de que o narval que vamos caçar não existe? Tem razões particulares para proceder assim? O arpoador olhou-me durante alguns instantes em silêncio, bateu na testa com a mão, gesto que lhe era peculiar, fechou os olhos como que para refletir, e disse:
- É possível que eu tenha, Sr. Aronnax.
- No entanto, você que é baleeiro há tantos anos, que está familiarizado com os grandes mamíferos marinhos, e cuja imaginação deve facilmente aceitar a existência de enormes cetáceos, devia ser o último a duvidar em tais circunstâncias.
- Aí que se engana, professor - falou Ned. - Que o vulgo acredite em meteoros deslumbrantes que cruzam o espaço ou na existência de dinossauros pré-históricos que vivem no interior da terra, ainda se aceita. Mas nem o astrônomo nem o geólogo admitem tais quimeras.
Com o baleeiro acontece o mesmo. Persegui muitos cetáceos, arpoei um grande número deles, matei vários, mas por mais bem armados e possantes que fossem, não possuíam caudas ou dentes capazes de furar as placas de aço de um navio.
- Porém, Ned, fala-se de barcos cujo casco foi perfurado de lado a lado pelo dente do narval.

[spoiler] O narval, no caso, era o submarino Nautilus do Capitão Nemo.

Segue a definição do narval de acordo com a wikipedia e um vídeo do National Geographic...


O narval é um cetáceo de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 toneladas de peso. Tem uma coloração branca e cinza marmórea e é desprovido de barbatana dorsal. O dimorfismo sexual na espécie é bastante pronunciado e manifesta-se no dente incisivo superior esquerdo dos machos, que se encontra enrolado em espiral e que se projeta como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento, quase de metade do comprimento do animal. A presa do macho do narval é fonte de marfim de valor comercial e constitui um atractivo à caça da espécie. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma.

Uma equipe da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA descobriu que a presa forma um órgão sensorial de tamanho e sensibilidade excepcionais, tornando o apêndice um dos mais notáveis do planeta.



A descoberta aconteceu quando a equipe passou o material da presa num microscópio eletrônico e descobriu novas sutilezas da anatomia dentária do narval.

Os close-ups mostraram que 10 milhões de terminações nervosas saem do centro da presa em direção à sua superfície, em contato com o mundo exterior. Os cientistas dizem que os nervos são capazes de detectar mudanças sutis de temperatura, pressão, gradientes de partículas e provavelmente muito mais, dando ao animal uma percepção única.

Como eles têm o costume de erguer as presas no ar, os cientistas imaginam que elas poderiam servir como estações meteorológicas sofisticadas, permitindo que os bichos farejem mudanças de temperatura e pressão ligadas à chegada de frentes frias e ao congelamento de canais em meio ao gelo.

Os narvais vivem em pequenos grupos familiares de cerca de 5 a 10 indivíduos, que se reúnem em bandos maiores em zonas costeiras na época do Verão. Nestas alturas estabelece-se uma hierarquização social entre machos, através de lutas que envolvem a presa. Estes animais alimentam-se de bacalhau e outros peixes de águas frias, bem como de cefalópodes. O narval nada com frequência até grandes profundidades em mergulhos que duram até cerca de 15 minutos. A maior profundidade registada foi de 1164 metros e mergulhos até mil metros são comuns.

A população actual da espécie está estimada em cerca de 50 000 indivíduos.

Pois é... E olha o que os baleeiros fazem com os pobres narvais:


Um em cada 500 machos possui dois chifres ao invés de um.


O pior é que essas baleias mortas e decepadas das fotos estavam presas no gelo. Sim, o gelo cercou um grupo inteiro de narvais e elas não iriam conseguir sair... Eita aquecimento global, hein? ¬¬'
Leia a notícia de 2008 em inglês.

Ah, e os narvais ganharam até uma musiquinha!



Narwhals, Narwhals...

Bem que essa podia virar um clássico, né? =)


9 pessoas já expressaram suas ideias aqui... Faça-o também. =D

Érica Blascovi disse...

Imagina uma trombada com um desses??? rs
Que dó, tinham q arrancar pedacinhos desses baleeiros pra verem se é bom...

João MAURÍCIO disse...

como sempre o ser Humano é, nascer,matar,destruir,poluir,roubar e até quem fim morrer.

Mateus Martins disse...

Narwhals Narwhals
Swimming in the ocean
Causing a commotion
Coz they are so awesome

ahhaha amei vou baichar o video xDD

Anônimo disse...

eu achei sinceramente esse video do narval muito escroto!
ele é em animal tao lindo...ninguem merece!

Anônimo disse...

Um tanto de gente com dó de matarem essas baleias...de onde vcs acham que veem a carne que vcs comem??
Eu nao vejo nenhuma diferença

Ana Carolina Prado disse...

Acredita que descobri os narvais hoje? Estou chocada com minha própria ignorância...
http://anaaventuraprado.blogspot.com/2010/10/vida-alienigena.html
abrs

Anônimo disse...

É foda quando as pessoas por não entender outras formas de vida fazem, enquanto tudo o que eu queria era que todas as especies podessem ter comunicação . Já que os seres humanos já não tem mais oq somar eu acho que essa minha loucura é bem mais saudável que a realidade ridícula desses baleeiros.

roberto disse...

Fiz uma adaptação da obra de Julio Verne 20.000 leguas submarinas, em versos. Quem se interessar em ler clique no Google em vinte mil leguas submarinas em versos ou a no blog JVERNE

Anônimo disse...

O homem é corno e cruel, mata a baleia que é sempre fiél

▼ Manifeste-se através deste formulário. ▼


"Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." - Voltaire


Novidades Velharias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Uêba - Os Melhores Links
    Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
    LinkLog