Dinheiro na mão é vendaval...

Veja aqui uma lista com 10 despesas fixas (ou quase) comuns na classe média que podem facilmente ultrapassar um salário mínimo cada.

Quanta diferença faz a metragem de um apartamento?

Três quartos e uma suíte é uma das configurações mais comuns nos lançamentos imobiliários - comparamos as plantas de 61 até 132m² para esse perfil.

Animes inteligentes: como explicar isso para leigos?

Explicando o esquema de alguns dos melhores animes do momento em um artigo original. Gênios do mal com boas intenções, extermínios em geral, filosofia e muitas discussões ideológicas...

Nulificação, o lado macábro da BodyMod

Um dos primeiros artigos do blog, original: virou referência sobre o tema na internet e foi plagiado por diversos blogs... Saiba mais sobre a macábra prática de subtrair partes do próprio corpo para modificá-lo.

Quanto custa um litro de gasolina hoje? Uns R$2,29, acho. Veja, essa história é bem velha - mas um americano (ou um brasileiro, ou um chinês, whatever) paga U$3,36 por um galão ~3,6l de gasolina na cidade de Jacksonville, estado da Flórida [fonte]. Convertendo para litro, e real, isso dá mais ou menos R$1,50/l. Diga se a sua vida não seria melhor se o preço da gasolina fosse esse, não? - mas não é.

 


Acontece que diferentemente do Brasil, que todo orgulhoso anunciou sua "auto-suficiência" em petróleo em 2006 e ainda descobriu toda aquela suposta reserva monstruosa do pré-sal, os Estados Unidos da América não são auto-suficientes - muito pelo contrário, importam muito petróleo do Canadá e da Arábia Saudita.

Se temos petróleo no quintal de casa, por que pagar tão mais caro do que os americanos e sua gasolina importada?

Aviso que este artigo está sendo escrito por uma pessoa levemente impaciente, de fato.

Eu tenho minhas preocupações ecológicas. Mas os produtos orgânicos são muito caros (em sua maioria). Lembro-me de uma pequena fazenda de morangos que pertencia a um casal oriental perto de Curitiba-PR, os dois cuidavam de tudo com a ajuda de uns dois funcionários só - e esse foi melhor morango que eu já provei! Também conheci muitas reservas naturais lindas, inclusive morava perto de uma em Campinas - apareciam umas aranhas caranguejeiras na rua de vez em quando, claro. Uma vez aconteceu até de um tucano pousar no poste que ficava na frente de casa, mas ele fugiu antes da mamãe conseguir fotografá-lo...

Ser ecológico não significa apenas comprar produtos orgânicos, fazer doações para ONGs, ou até ser vegetariano (eu sou carnívora, diga-se de passagem). Mas dá para incluir pequenas ações benéficas ao meio-ambiente no seu dia-a-dia sem grandes prejuízos, até porque VOCÊ é parte do meio-ambiente e do planeta Terra, do universo inteiro, como um sistema equilibrado que foi feito para funcionar com suma perfeição mas está sendo sabotado pelo pessoal daqui.

Mas agora, deixa eu falar sobre as baleias jubarte e o coral cérebro de Abrolhos...

Abrolhos é um arquipélago brasileiro que foi o primeiro parque nacional aquático do nosso país, mas a área desse parque corresponde apenas a 2% do complexo total de lá. É como se fosse fosse pra chuva com um guarda-chuva da Barbie, ou algum outro exemplo tosco.

É um lugar maravilhoso, mas eu só vi por fotos. No site do Greenpeace tem um monte delas, e vários vídeos explicativos também.



De julho a novembro, Abrolhos é a área de acasalamento das baleias jubarte. Quarenta anos atrás, elas quase foram extintas devido à caça comercial. E elas são um belo atrativo turístico, já que o turismo de observação tem potencial para gerar mais de U$3bi e 24mil empregos por ano! E quem não quer observar as baleias, nadar com os golfinhos, e tudo mais?...

Admito que escrevi isso aqui pensando mesmo é nos meus amigos que não estão nem aí para a ecologia, porque os antenados em preservação nem precisam disso e talvez até achem ruim eu usar o argumento da gasolina para convencer a galera a salvar as baleias.

Eu estava é andando na rua, saindo da faculdade, quando vi o pessoal do Greenpeace na Av. Higienópolis e parei para conversar. Eram voluntários que estavam lá para explicar o esquema aos passantes, e nem dava para assinar a petição na hora. Conversei com uma bióloga, contei que eu eu tinha um blog meio abandonado mas que já tinha tido períodos aúreos de visitação ~VIVA LA DECADENZA (ainda tenho umas 300 por dia) e talz. Resolvi escrever um artigo enorme, explicativo e tendencioso - porque é isso que eu sei fazer, e se você leu até aqui já agradeço MUITO.

Certo, vamos sintetizar isso aqui: o governo já licitou 13 empresas internacionais de petróleo e mais 10 nacionais. Se já não bastasse o pré-sal, acharam mais petróleo aqui... E ainda tem mais - isso nem foi divulgado, ou seja, os brasileiros nem sabem e olha que o calibre da coisa é grande. =/ 

Se você discorda desse tipo de atitude do governo, quer salvar as baleias e uma penca de espécies de animais magníficos que só existem no ecossistema de lá, e tudo mais... O esquema é assinar a petição que o Greenpeace está organizando para pedir a moratória de 20 anos da exploração de petróleo da região de Abrolhos, além da ampliação do parque nacional marinho.


Além de tudo, o petróleo já é tido como um "hábito ruim" da humanidade que não vai durar por muito tempo devido ao próprio esgotamento das reservas - por mais que haja pré-sal e whatsoever por aí. E veja, apesar disso, ele ainda é necessário para a confecção de muitas outras coisas que não gasolina, diesel e querosene; como goma de mascar, plástico, componentes químicos utilizados pela indústria e até medicamentos! Então, uma moratória de 20 anos em um mundo de petróleo escasso não deixa de ser um belo investimento -  até porque a tecnologia tende a evoluir, e pode tornar-se mais segura e menos agressiva no futuro ~caso ainda insistam em explorar esse reservatório. ;D 
 
Porque sendo ecológico ou não, algumas atitudes ridículas estão sendo tomadas em relação ao nosso planeta e isso torna a vida de todo mundo pior. Então, deixe as baleias namorarem!

Brasil, Abr'Olhos! (abra os olhos)
~slogan sugerido pela mamãe, não podia ser mais verdadeiro. ;D 



Fato: eu demorei uns dois dias para sentar e escrever isso, e escrevi tudo de uma vez - minha vida está uma correria. 


0 pessoas já expressaram suas ideias aqui... Faça-o também. =D

▼ Manifeste-se através deste formulário. ▼


"Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." - Voltaire


Novidades Velharias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Uêba - Os Melhores Links
    Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
    LinkLog