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Nulificação, o lado macábro da BodyMod

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Ontém, vi com meus próprios olhos uma linha de jóias que mistura ouro com garrafa pet.


Quando eu nasci, ainda tinha aquela coisa de garrafa retornável - e olha que eu nem sou tão velha. Depois, tudo virou pet, e quase junto com as pets, veio aquela onda de reciclar e salvar o planeta...
OK. O plástico de uma garrafa demora 400 anos para se degradar completamente em condições naturais, e boa parte delas acaba ficando sem ser reciclada mesmo. Uma garrafa pet pode ser reciclada até 7 vezes, depois o plástico perde a qualidade (sete vezes é bastante, sim).
Mas reciclar não é só derreter o lixo para reutilizar a matéria-prima. O esquema de fazer artesanato, ou qualquer outra coisa que dê novo uso ao que antes era lixo, é reciclagem criativa, que abre novos horizontes, etc. E admito, eu não consigo levantar e bater palmas para todas elas - mas vale a tentativa de compreender cada uma...

Passeando alegremente pelo shopping, ontém mesmo, um objeto de consumo chamou-me muito a atenção. Ei-o:



Olha que legal: dei uma pesquisada antes de escrever isso aqui, até porque qualquer artigo que é escrito nesse blog precisa de uma boa base teórica antes de ser considerado digno de publicação... E essas jóias que misturam ouro e pet eram usadas pela personagem da Ísis Valverde na novela Ti Ti Ti (sei lá qual o nome da personagem, não assitos novela - pera que eu vou procurar no Google, já volto. achei: Marcela.).

A designer fez uma parceria com a Coca-Cola do Brasil, transformando a coleção "O Luxo Do Pet" em um verdadeiro projeto social. Dá pra conferir bem isso a partir desse release disponibilizado no site da própria Coca-Cola:

O LUXO DO PET POR JUNIA MACHADO

No Luxo do Pet, Junia Machado colocou seu desejo de usar a arte como poder transformador para um mundo melhor.

Mais uma vez ousando em suas misturas de materiais com o ouro e pedras preciosas, característica marcante de seu trabalho, a designer abraça o PET de garrafas para construir suas flores e borboletas verdadeiramente luxuosas, considerando o luxo em sua versão atual.

A coleção é inspirada nas comunidades catadoras de materiais recicláveis. Apresenta flores e borboletas construídas em ouro e Pet, sempre através das técnicas usadas pelo artesanato popular, sua fonte de inspiração constante. As flores e borboletas são feitas em ouro 750 e esculturas de PET pintadas à mão.

Junia criou a coleção ainda na pré-produção da novela Ti-Ti-Ti, momento em que trabalhava as coleções encomendadas pela figurinista Marilia Carneiro para o personagem de Isis Valverde.

Deste contato próximo com Isis, surgiu o desejo de fazer uma coleção para a atriz. Junia fez o convite e apresentou alguns estudos para suas próximas coleções de jóias. Dentre eles, o estudo das jóias de Pet.  Isis prontamente optou por ele, considerando ser o que melhor representava seu universo e assim nasceu o “Luxo do Pet”, uma coleção de Junia Machado para Isis Valverde.”
Junia Machado uniu-se à Coca-Cola Brasil para dar início a um inédito projeto que traz uma nova forma de ver - e tratar - o lixo. Juntas, estão capacitando membros da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. A designer ministra oficinas de artes em PET a dez cooperados da associação, que agora transformam o PET em flores e borboletas, protagonistas das joias junto ao ouro. Junia, que acredita na força da natureza e no poder transformador da arte, deseja por meio da parceria com a Coca - Cola Brasil ajudar a transformar o sonho em realidade e o “Jardim” Gramacho em um jardim de flores e borboletas de PET.
Junia Machado
Junia Machado é uma designer de jóias que iniciou sua carreira trabalhando com figurino de novelas. A necessidade de ter peças únicas para os personagens da Tv fez Júnia começar a criar jóias. Trabalha combinando materiais naturais com pedras e metais preciosos. Madeiras de lei, tecidos, couro e palhas indígenas misturam - se com ouro,brilhantes e pedras preciosas. A designer usa além da arte da ourivesaria, outras técnicas artísticas como o crochê, o tear e o macramé.

Júnia possui cinco pontos de sua marca entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e também   comercializa suas coleções em 40 joalherias espalhadas por todo o Brasil.

Grande admiradora do artesanato popular acredita estar nesta mistura a capacidade para de sintetizar em seu trabalho toda a diversidade, preciosidade e beleza da natureza brasileira.

Devido ao grande sucesso de suas jóias no meio artístico – o que possibilitou boa divulgação em todo Brasil , Junia deixou seu trabalho na televisão em 1998, para se dedicar exclusivamente à joalheria e hoje participa dos trabalhos da Tv assessorando figurinistas nas construção de personagens, ainda na pré produção das obras. www.juniamachado.com.br

Sistema Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 1,98 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 91,5% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Interessante.
Então, mas voltando ao assunto original do artigo e a razão pela qual resolvi escrevê-lo... Eu sou o tipo de pessoa que quando vê algo que realmente chama a atenção no shopping (ou em qualquer lugar, mas que seja um "produto"), paro tudo o que estou fazendo no momento para dar uma olhada e descobrir o que é. E o anel de garrafa pet realmente me chamou a atenção, sabe?

No contexto... Eu amo anéis. Adoro! Tenho um monte, quase sempre uso mais de um ao mesmo tempo, sempre estou com eles na faculdade, etc. Os anéis que eu tanto adoro, em sua maioria absoluta, são comprados por valores entre 3 e 15 reais em diversas lojinhas do bairro da Liberdade - sendo a Profecias a melhor de todas, na minha opinião. Outro, de sodalita, foi comprado em uma feira livre de um artesão chileno por 35 reais - mas esse eu já repassei como presente.


Quando eu parei na loja e perguntei sobre o anel, a vendedora disse que não tinha - mas poderia encomendar. Quis saber mais, ela falou o preço: cerca de 2000 reais. E era feito de garrafa pet. Cheguei a pedir para ver outra jóia da pet, não me atraiu.

Você só gosta de pedra? É, talvez seja verdade. Já quis até ser geóloga de tanto que gosto das pedras.

O fato é, pessoalmente, não acho que pet combine com ouro - apesar de curtir a maioria das atitudes revolucionárias do mundo da moda. Não é que eu não curta, é só que eu não compro. =P

Você compraria um anel de ouro com pet? Opine aí. =D

PS.: Continuo desejando, como imaginado nos meus sonhos, uma jóia que tenha uma rosa esculpida em âmbar vermelho. Algum dia, se minhas economias pessoais permitirem (difícil), mando fazer.


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